RESIDÊNCIA SUSTENTÁVEL CHEGA À CASA COR SÃO PAULO

Além de reduzir a conta de luz, Casa Aqua apresenta sistema que monitora a geração e o consumo de energia

Texto: Karina Fascina
Imagens: Divulgação

Reduzir a conta de luz com a geração de energia por meio de fontes limpas e renováveis – como o próprio sol. É essa a aposta e principal inovação da Casa Aqua, que oferece um modelo de residência totalmente sustentável. O espaço é destaque na Casa Cor São Paulo deste ano e tem a energia solar como responsável por 70% do consumo diário.

O projeto foi idealizado pela Inovatech Engenharia em parceria com a AZ Energy e oferece diversas ações que promovem a sustentabilidade e o uso consciente da energia aliado a tecnologia. O público que visita o ambiente na mostra pode, por exemplo, comparar pela TV a energia que é gerada pelas placas solares instaladas na parte superior do espaço, além da energia gasta em tempo real.

O sistema que monitora a geração e o consumo de energia sustentável pode ser interpretado por qualquer pessoa. Sensores fazem a leitura da geração de energia através das placas fotovoltaicas, por exemplo. Esses mesmos sensores entregam essa informação para o aplicativo Comfort Click, que interpreta e compara os dados de geração e consumo, montando um gráfico simples na própria tela da TV.

A expectativa é reduzir a ordem de 30% no consumo em comparação a uma residência que não utiliza um sistema de monitoramento. Para tal feito, a energia gerada na casa é utilizada para alimentar a iluminação, tomadas e até mesmo para carregar um veículo elétrico. Outro detalhe importante na economia está relacionado ao projeto arquitetônico, pensado para que a casa não possua ar-condicionado e tenha iluminação natural, além de equipamentos elétricos eficientes e lâmpadas de LED de baixo consumo.

Segundo o diretor da AZ Energy, Junior Miranda, o mais incrível é que essa solução não fica só no papel, ela já pode ser empregada na casa de qualquer pessoa. “Com a instalação de 12 placas fotovoltaicas, é possível zerar a conta de luz em um imóvel de 100m2 com consumo aproximado de 350 kWh, que é bem razoável”, conta.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA