Sem sustentabilidade, não haverá amanhã. E para obtê-la, a automação pode ser uma “mão na roda”

Texto: George Wootton

Fotos: Divulgação

George Wootton garante que a sustentabilidade pode ser um dos atrativos para economizar com o gasto de energia e outros recursos. Na primeira parte do texto, você acompanhou os processos e tecnologias para residências ecológicas. Veja agora a continuação da proposta e saiba como transformar seu imóvel em um ambiente de soluções inteligentes.

BOM INVESTIMENTO

No caso de ter um belo aparelho de ar-condicionado na sala, um sistema de automação poderá trabalhar em conjunto com cortinas e janelas automatizadas para utilizar a função de simples ventilação do equipamento de forma bem mais eficiente, primeiro retirando o ar quente para, então, climatizar o ambiente. Isto gerará economia de energia e permitirá que você dimensione melhor o aparelho, gastando menos com ele. E, se acrescentar um sensor de presença, poderá desligar o equipamento por alguns minutos, depois que todos saírem da sala.

A verdade é que, após investir em um sistema de automação para a sua propriedade pensando nos ganhos em sustentabilidade, você descobrirá que é mais fácil aproveitar e acrescentar aquelas informações sobre o sistema de aquecimento de água ou de geração fotovoltaica, obtendo um controle total sobre a sua sustentabilidade.

O investimento em automação residencial traz os benefícios esperados em segurança e conforto e entrega os benefícios de economia diretamente relacionados ao sistema e aos equipamentos que ele controla. Também pode ser usado como um equipamento auxiliar de controle e fornecedor de automação dos demais sistemas residenciais, centralizando as informações e facilitando o gerenciamento e o acompanhamento.

A automação residencial não é apenas um “luxo” opcional, é um elemento-chave na obtenção de uma residência moderna que contribua com o máximo de sustentabilidade. Investir corretamente em um sistema do gênero pode ser a sua contribuição para um mundo melhor – e mais sustentável!

Veja Também